Notícia
Release SmartPTT Express 2.2

Anúncios de lançamento | out 15

O SmartPTT Express 2.2 para DIMETRA Express foi lançado e já está disponível

Lançamento da nova versão do SmartPTT SCADA 1.1.0

Anúncios de lançamento | set 17

A nova versão 1.1.0 do SmartPTT SCADA está disponível para download em nosso site.

Atualização SmartPTT Express 2.1: Suporte ao módulo SCADA

Release announcements | jul 24

Uma atualização do SmartPTT Express 2.1 para DIMETRA Express foi lançada e já está disponível para download.

Eletricidade – Itaipu

pic_cases_web_02_br

Empresa: ITAIPU Binacional
Local: Foz do Iguaçú
Segmento: Eletricidade
Descrição do sistema:
– 08 repetidoras
– 1 Radioserver
– 4 Consoles de Operações
– 130 usuários de rádio
– Interconexão Telefônica SmartPTT
– Bridge SmartPTT
Versão de software: SmartPTT Enterprise
Modo: Capacity Plus

As Usinas Hidrelétricas geradoras de energia, independente do tamanho, necessitam de comunicação eficiente entre seus colaboradores para solucionar problemas em pouco tempo, sem esquecer de garantir a segurança dos colaboradores.

No caso de usinas de grande porte, existem várias equipes de trabalho e um quadro de pessoal grande. Nesta situação, um sistema de comunicação confiável e seguro é extremamente necessário para manter todas as “engrenagens” em pleno funcionamento.

Pensando no ambiente de ITAIPU, tudo é massivo. São 8 km de extensão de barragem, 1.350 Km² de área, 196 metros de altura e capacidade de 14.000 MW. Com isso, ela é a segunda maior hidrelétrica do mundo e a maior produtora mundial de energia atingindo 98.287.128 megawatts-hora em 2012.

Para gerir este gigante, são necessários 1.458 colaboradores brasileiros e mais 1.977 paraguaios. E com o intuito de organizar essas equipes de trabalho, foi implementado sistema de comunicação via rádio digital MOTOTRBO e gerenciamento através do SmartPTT.

Mais de 325 colaboradores são equipados com rádio para desempenhar suas funções. Eles operam em canal único, mas divididos em diversos grupos de comunicação (manutenção, segurança, etc.). Existem 8 repetidoras MTR3000 na faixa de 900 MHz conectadas via IP, em modo trocalizado. Assim, existem 16 vias de comunicação simultânea por onde os grupos trafegam as chamadas. De modo inteligente, os rádios pulam de canal em canal, dinamicamente, sempre buscando uma via desocupada.

Dos 325 usuários de rádio, a intenção da equipe gestora de ITAIPU era que apenas 130 deles, que ocupam funções de maior importância, fossem gerenciados pelo SmartPTT. Para solucionar esta demanda, foi desenvolvida e implementada no SmartPTT a função de monitoramento apenas de usuários permitidos, possibilitando que apenas determinados ranges de IDs fossem logados no sistema de software.

Outra customização importante foi feita no sistema de telefonia. Para dinamizar os trabalhos dentro do complexo energético, o PABX IP Cisco da usina foi interconectado com o SmartPTT. Dessa forma, determinado usuários de rádio a nível de gerência podem efetuar chamadas através do terminal, bem como atender ligações do seu ramal, mesmo quando estão distantes de suas mesas. Ao todos, são permitidas 3 chamadas simultâneas de telefone através do sistema de rádio.

Outras funções de destaque, principalmente no quesito segurança,  ficam por conta do GPS e das regras e cercas eletrônicas, que avisam os gestores quando uma equipe entra ou sai de   determinadas áreas.

Colaboradores em trabalho confinado ainda podem ser monitorados através da função “Lone worker” e, caso seja necessário ainda podem ser implementados “Man down” e posicionamento indolor, dentro das galerias e túneis, caso seja necessário.

Outros clientes do mesmo setor:
• Cosern
• Brookfield Energia
• Suzlon Energia Eólica
• FURNAS
• UHE Teles Pires
• Cemat
• COOPERATIVA REGIONAL DE ENERGIA E DESENVOLVIMENTO IJUÍ
• CEMIRIM – Cooperativa de Eletri. e Desen. da Reg. Mogi Mirim
• IE Madeira
• Cersul

Entrar

?

Thank you for your message! We will reply to you shortly.