Notícia
Release SmartPTT Express 2.2

Anúncios de lançamento | out 15

O SmartPTT Express 2.2 para DIMETRA Express foi lançado e já está disponível

Lançamento da nova versão do SmartPTT SCADA 1.1.0

Anúncios de lançamento | set 17

A nova versão 1.1.0 do SmartPTT SCADA está disponível para download em nosso site.

Atualização SmartPTT Express 2.1: Suporte ao módulo SCADA

Release announcements | jul 24

Uma atualização do SmartPTT Express 2.1 para DIMETRA Express foi lançada e já está disponível para download.

Eletricidade – CEMAT


pic_news_web_55_br

Empresa: Cemat – Centrais Elétricas Matogrossenses.
Local: Mato Grosso (todo o estado)
Segmento: Distribuição de energia
Descrição do sistema:
– 50 repetidoras
– 2 Radioservers (1+1 redundância automática)
– 3 Consoles de Operações
– 538 usuários de rádio
– SmartPTT Monitoring
– Bridge SmartPTT
– Interconexão Telefônica SmartPTT
– Console Web
Versão de software: SmartPTT Enterprise
Modo: 
IP Site Connect

A Cemat – Centrais Elétricas Matogrossenses é responsável pela distribuição e abastecimento de energia aos 3.115.336 habitantes das 141 cidades do estado do Mato Grosso, que ocupa uma área de 903.357 m², equivalente ao tamanho da Venezuela.

Após dois anos de maturação, um projeto ambicioso e totalmente inédito teve a oportunidade de ser executado. O objetivo: cobrir todo o estado com comunicação via rádio digital MOTOTRBO, utilizando links de satélite entre repetidoras, ocupando o mínimo de banda possível e mantendo a Central de Controle, utilizando SmartPTT, na capital, Cuiabá.

Detalhando melhor a situação, a Cemat necessitava ter cobertura de rádio em todas as suas 6 bases operacionais, onde cada uma delas é formada por vários municípios. As 50 repetidoras deveriam se conectar via IP aos Radioservers SmartPTT (principal e redundante), localizados em Cuiabá, através de um mix de links de dados via satélite e via MPLS. No entanto, em virtude desses dois meios, existia um gargalo a ser ultrapassado: cada link via satélite não poderia ultrapassar 16 Kbps e o tráfego deveria ser perfeito mesmo com latência girando entre 650 e 950 ms.

Toda a literatura técnica MOTOTRBO ia totalmente contra as necessidades de ocupação de banda e latência da rede da Cemat. No entanto, ao invés de desistir do projeto, as equipes envolvidas nos estudos (SmartPTT, Motorola e Everest) resolveram efetuar cálculos e testes.

Chegou-se à conclusão de que as necessidades poderiam ser atendidas, então um demo foi disponibilizado e instalado no ambiente da Cemat. Os testes duraram mais de um mês e a solução foi aprovada.

No entanto, a comprovada a eficácia da solução, só foi possível devido a modificações efetuadas pela equipe SmartPTT no código fonte do aplicativo, que permitiram bloquear tráfego desnecessário de voz e dados na rede.

O desenvolvimento exclusivo, realizado em apenas dois dias pela equipe SmartPTT, impediu que o tráfego de voz de canais locais (comunicação das equipes de trabalho) fossem direcionados ao Radioserver SmartPTT, não onerando os links satelitais.

No entanto, ao mesmo tempo, o fluxo no caminho contrário não foi barrado. Dessa forma, os Operadores das Centrais de Controle puderam efetuar chamadas para os grupos locais de trabalho e também manter todos os dados e funções, como GPS e mensagens de texto, por exemplo.

Com essas customizações, o SmartPTT permitiu que a Cemat conseguisse enquadrar o sistema de rádio na sua banda disponível, mantendo todas as funcionalidades MOTOTRBO e SmartPTT.

Atualmente o sistema está em pleno funcionamento. Além das customizações citadas, a Cemat usa ainda Bridge entre regionais, Interconexão Telefônica, SmartPTT Monitoring para o gerenciamento técnico da rede e Consoles Web para acesso remoto ao sistema via web-browser.

Outros clientes do mesmo setor:
• Cosern
• Brookfield Energia
• Suzlon Energia Eólica
• FURNAS
• ITAIPU
• UHE Teles Pires
• COOPERATIVA REGIONAL DE ENERGIA E DESENVOLVIMENTO IJUÍ
• CEMIRIM – Cooperativa de Eletri. e Desen. da Reg. Mogi Mirim
• IE Madeira
• Cersul

Entrar

?

Thank you for your message! We will reply to you shortly.